Jump to content
  • Conheça a edição de GTA 6 desenvolvida para o PS2

    xHARDHeMPuS
    • 560 views

       (0 reviews)
     Share

    Uma semana após o lançamento do trailer de GTA 6 na internet, o vídeo atingiu marcas impressionantes de visualizações no YouTube. Nesse mesmo período, os brasileiros conseguiram criar versões jogáveis do futuro jogo da Rockstar para o PS2.

    Sim, é verdade: em menos de sete dias, já é possível encontrar uma versão de GTA 6 para ser jogada no Brasil, embora seja uma versão bastante limitada e criada de forma humorística. Nas redes sociais, um vídeo que ganhou destaque com essa brincadeira é o do perfil Bomba Patch, conhecido por suas atualizações de jogos de futebol para o PS2.

    A equipe da Geomatrix, conhecida por criar versões alternativas de GTA San Andreas, inseriu a protagonista do próximo Grand Theft Auto em GTA Vice City, ambientado na mesma cidade do próximo jogo. Entretanto, um brasileiro foi ainda mais longe e lançou uma versão "jogável" desse meme.

    Apresentamos a versão de GTA 6 para o PS2. Diretamente da cidade de Antônio Carlos, Santa Catarina, o empresário e agricultor Pedro Petri dedicou seu tempo livre para criar uma modificação jogável de GTA Vice City, inspirada em GTA 6. Apesar de ter um estilo reminiscente de "jogo de camelô", apreciado por muitos jogadores, o projeto foi disponibilizado gratuitamente através do YouTube e pode ser baixado via Google Drive

    E o desenvolvedor faz um alerta na descrição do vídeo: o projeto foi desenvolvido rapidamente e tem como objetivo exibir o potencial para modificações no GTA Vice City. Afinal, o jogo está longe de ter a mesma popularidade na cena gamer que GTA San Andreas, que possui versões que variam desde Sonic até Dragon Ball Z.Além de ser executado no console da Sony por meios que envolvem pirataria, o GTA 6 de PS2 também é funcional em computadores por meio de emuladores. Desejando ansiosamente experimentar o grande lançamento da Rockstar e sem paciência para esperar até 2025, baixei e testei a edição alternativa.Como é a experiência de jogar o GTA 6 no PS2? Considerando os gráficos impressionantes apresentados no primeiro trailer de GTA 6, decidi utilizar meu melhor hardware para rodar a versão modificada do jogo, apenas por precaução. Assim, deixei o PS2 de lado, baixei um emulador e iniciei o jogo em um PC equipado com uma RTX 4070 e um Intel Core i9-13900K.Não é preciso dizer que isso foi como usar uma bazuca para matar uma pulga. O GTA 6 de PS2 iniciou com a gloriosa resolução original abaixo do Full HD, exibindo os gráficos deslumbrantes do console mais vendido da Sony. A falta de nitidez é tão pronunciada que até mesmo o trailer do novo Grand Theft Auto, que surge ao abrir a ISO, estava em baixa qualidade.

    hDMYkoP.jpg

    Em seguida, o jogo alternativo nos apresenta uma tela de carregamento com o logo de GTA 6, também com uma compressão reminiscente da clássica era dos jogos piratas de PS2. Após a conclusão do carregamento, finalmente somos convidados a explorar Vice City pelos olhos de Lucia.

    Para aqueles que assistiram repetidamente ao trailer de GTA 6, é importante observar que a versão de PS2 da protagonista, como era de se esperar, está longe de proporcionar a alta definição vista no trailer do novo Grand Theft Auto. No entanto, é digno de reconhecimento o esforço do modder brasileiro em replicar as vestimentas da protagonista com base nos vazamentos ocorridos no ano passado.

    Wm2x00G.jpg

     

     

    No entanto, a parte mais impressionante reside na troca de personagens. Ao pressionar a seta para a esquerda, é possível assumir o controle de Jason, o suposto segundo protagonista de Grand Theft Auto 6. Com um breve tempo de carregamento, o jogador é instantaneamente transportado para controlar o "bad boy" no estilo característico de GTA V.

    Quanto à jogabilidade: tudo que temos é a clássica dinâmica de GTA Vice City, mas com menus em português brasileiro. Em outras palavras, a recomendação é evitar a água, já que o personagem principal do jogo, Tommy Vercetti, não possui habilidades de natação.

    Sem missões obrigatórias, o jogador tem a liberdade de explorar o mapa com os protagonistas, cometer crimes e percorrer a icônica cidade, podendo utilizar códigos para obter armas e dinheiro. No final das contas, o mod é uma piada que ganhou vida e que cumpre eficazmente seu principal propósito: demonstrar o vasto potencial para modificações no jogo.

    O download do conteúdo é recomendado apenas para aqueles que desejam criar vídeos "jogando GTA 6" ou para entusiastas de mods. Para outros jogadores, a experiência serve mais como uma evidência da impressionante força da comunidade de modders do Brasil.

    A Criação de GTA 6 para PS2 Segundo Pedro Petri, dado que o mod é relativamente simples, esse tipo de trabalho pode ser concluído em aproximadamente um dia por um desenvolvedor familiarizado com as ferramentas dos jogos da Rockstar. E esse é exatamente o caso dele: o agricultor vem criando mods para Grand Theft Auto há cerca de 12 anos, desde os primórdios da cena modding.

    Em entrevista ao Voxel, o desenvolvedor mencionou que passou bastante tempo afastado desse hobby. No entanto, retornou em 2021 e agora colabora com a equipe Generations Moddings, responsável por projetos como o GTA Brasil e San Andreas Definitive Edition, ambos disponíveis gratuitamente no Mix Mods.

    Conforme Petri explica, o projeto não visa fins lucrativos e tem como único objetivo incentivar a modificação de jogos, bem como preservar títulos antigos. Devido a isso, o GTA 6 por ele criado não será comercializado em camelôs ou online. "Mods são um hobby, um passatempo. Não os vejo como uma fonte de renda", explica o desenvolvedor.

    Quote

     

    "Minha ideia inicial era nem mesmo postar o mod. Eu o criei principalmente porque gosto de desenvolver modificações para o PS2", revela o desenvolvedor. "Mas com o lançamento do trailer, tive a ideia de incorporar a mesma introdução e utilizar as artes e o logo. Aproveitando o entusiasmo e o meme, finalizei tudo na mesma noite do lançamento do trailer."

    A pressa em concluir o mod após o lançamento do trailer de GTA 6 teve um resultado positivo. Segundo Petri, a repercussão do conteúdo superou as expectativas, com muitos jogadores fazendo o download e experimentando a brincadeira.

     

    Apesar de ser uma brincadeira simples e criada como meme, o "lançamento de GTA 6 no PS2" destaca a robustez da comunidade brasileira de mods. Projetos como esse representam apenas a superfície de um universo que abrange ambições ainda maiores, como uma iniciativa de fãs que dublou completamente GTA San Andreas.

    Se os modders brasileiros já conseguem desenvolver conteúdo com base apenas em um trailer de GTA 6, torna-se desafiador conceber as possibilidades quando o jogo completo estiver disponível para PC, algo que está previsto para ocorrer somente após 2025.

     Share


    User Feedback

    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest



×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to store visit statistics, personalize ads and improve your browsing experience. By continuing, you agree to our Privacy Policy

Please disable your ad blocker to continue using the site

Accept