Ubisoft é acusada de “espionar” jogadores single-player

A Ubisoft está enfrentando uma nova polêmica — desta vez, relacionada à privacidade dos jogadores. A organização austríaca Noyb (None of Your Business), especializada em proteção de dados, entrou com uma queixa formal contra a gigante dos video games, acusando a empresa de coletar dados pessoais de forma ilegal durante sessões de jogos single-player (via Insider Gaming).

Segundo a denúncia, a Ubisoft exige conexão com a web mesmo em títulos que não possuem funcionalidades on-line, o que possibilita a coleta de informações como horários de jogo, duração das sessões e momento em que o jogador fecha o recreation. A prática, de acordo com a Noyb, não tem base authorized sob o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), e estaria violando diretamente o artigo 6(1) do documento.

“O que a Ubisoft está fazendo é claramente ilegal e precisa parar”, afirmou um dos advogados da organização. “Jogos já são caros o suficiente, e ainda assim empresas como a Ubisoft forçam jogadores a ficarem on-line só para poder rastrear seu comportamento e lucrar mais com isso.”

Ubisoft pode ser multada?

Caso a Autoridade de Proteção de Dados da Áustria leve a denúncia adiante, a Ubi pode ser multada em até €92 milhões — aproximadamente 104 milhões de dólares. A queixa também pede que todos os dados coletados sem consentimento válido sejam apagados imediatamente.

A Noyb resumiu a situação com um título direto em seu website: “Gosta de jogar sozinho? A Ubisoft ainda está te vigiando!”, mas até o momento, a desenvolvedora não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A comunidade, por outro lado, já está em alerta com mais esse episódio envolvendo práticas questionáveis de coleta de dados na indústria dos video games.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo