Como sacar FGTS bloqueado por saque-aniversário?

Você aderiu ao saque-aniversário do FGTS buscando flexibilidade, mas agora está passando por uma situação como uma demissão sem justa causa e quer saber como sacar FGTS bloqueado? Vamos te ajudar!

Saiba que essa é uma situação comum e entender as regras é o primeiro passo para encontrar a solução. Este guia definitivo vai esclarecer suas dúvidas e mostrar o caminho para sacar saldo do FGTS bloqueado pelo saque-aniversário. Proceed lendo para dominar o processo.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) possui diferentes modalidades de saque, entre as mais comumente usadas estão:

  1. Saque rescisão: permite ao trabalhador sacar o saldo integral da conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
  2. Saque-aniversário: opção que permite retiradas de parcelas anuais do saldo no mês de aniversário do trabalhador.

O motivo do bloqueio do saldo ao optar pelo saque-aniversário é que você abre mão do direito ao de sacar todo o valor integralmente para ter acesso a partes pequenas por ano.

Ou seja, se for demitido sem justa causa, você receberá a multa rescisória de 40% em cima do valor atual de saldo, mas não poderá sacar o valor integral depositado na sua conta FGTS. O saldo fica “bloqueado” para atender as parcelas do saque-aniversário.

Para cancelar o saque-aniversário e retornar ao saque rescisão é preciso fazer essa solicitação no seu aplicativo do FGTS de forma simples.

Confira a seguir o processo para sair do saque-aniversário e voltar ao saque rescisão.

Passo a passo de como retornar ao saque rescisão

A solicitação para cancelar o saque-aniversário e retornar ao saque rescisão é feita diretamente pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Siga estes passos:

  1. Acesse sua conta no app usando seu CPF e senha cadastrada (a mesma usada nos serviços Caixa).
  2. Na tela inicial, procure pela opção saque;
  3. Agora na tela de saque busque por “Meus Saques“.
  4. Escolha pela modalidade saque rescisão;
  5. Depois confirme a sua decisão e está finalizado.

Prazo de carência para cancelamento do saque-aniversário

A mudança não é imediata, solicitação de retorno ao saque rescisão demora 2 anos para ser concluído. O efeito só começa a valer a partir do primeiro dia do 25º mês após a knowledge da solicitação.

Vamos te dar um exemplo prático, acompanhe:

Se você solicitar a reversão em maio de 2025, a mudança só será efetivada em junho de 2027.

Durante esse período de carência (24 meses) você permanecerá na modalidade saque-aniversário. Se for demitido sem justa causa nesse intervalo, não poderá sacar o saldo complete, apenas a multa de 40%.

Por que essa carência existe?

Para evitar que o trabalhador que opte pelo saque-aniversário, saque a parcela anual e, brand em seguida, peça a reversão apenas para sacar o saldo complete em caso de uma demissão iminente.

É elementary saber que, mesmo tendo optado pelo saque-aniversário e estando com o saldo bloqueado, você ainda pode sacar o saldo integral em outras situações previstas em lei.

Liberação de saldo FGTS MP 1290/2025

Dentre estas estão a MP 1290/2025, medida implementada pelo governo para liberar o saldo de quem optou pelo saque-aniversário e que atendam as seguintes exigências:

Essa medida de caráter extraordinário possibilita que, além da multa rescisória, os trabalhadores que tiverem valores a receber possam sacar o saldo FGTS bloqueado.

Como serão pagos os valores?

Primeira parcela: foi liberada em março de 2025, com liberação de até R$3 mil limitado ao saldo disponível no FGTS por conta vinculada. O valor será creditado automaticamente na conta cadastrada no aplicativo do FGTS.

Segunda parcela: liberada em junho de 2025, liberação como saldo remanescente para trabalhadores que possuíam valor superior a R$3 mil para receber.

Outras formas de sacar FGTS bloqueado

A escolha do saque-aniversário traz benefícios para quem deseja ter acesso a parcelas anuais e não sofrerá prejuízos em caso de demissão sem justa causa.

Outro caso é quando o trabalhador quer um crédito rápido e sem pagamentos de parcelas mensais e faz um empréstimo com antecipação do FGTS.

Porém, o bloqueio do saldo do FGTS empréstimo é uma consequência direta dessa escolha, impactando principalmente o saque em caso de demissão sem justa causa.

Compreender essas regras permite que você tome decisões mais informadas seus recursos do FGTS e até buscar empréstimo para negativado sem FGTS. Analise sua situação pessoal, profissional e financeira antes de optar por uma modalidade ou solicitar a reversão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo